top of page

Visitando a casa de verão da escritora argentina Victoria Ocampo



Nesse final de semana, conheci um pouco mais da literatura argentina. Visitei a casa de verão da grande escritora Victoria Ocampo.


Victoria, é autora de uma autobiografia publicada em seis volumes, vários ensaios, e incontáveis artigos publicados na revista Sur, fundada pela escritora em 1931. Ela tinha uma intelectualidade de influência européia. Sendo também uma das autoras mais importante do século passado. Era protagonista de desenvolvimento cultural na sua terra natal.


A escritora, recebia seus amigos escritores na sua casa de verão em Mar Del Plata. A mesma que hoje é localizado o Centro Cultural Victoria Ocampo, comprada pela prefeitura da cidade.


O Centro Cultural, mantém preservado a história de Ocampo, como a casa que ainda contém todos os móveis da escritora. Inclusive objetos de grandes valores históricos.



Imagens dos trechos de obras da autora





Durante a visita, participamos de uma bate-papo com uma das responsáveis pelo local. Foram pouco mais de uma hora de conversa, nos contando toda a história da escritora Victória Ocampo.


Hoje, o local mantém seu funcionamento normal com atividades culturais diárias durante todo o ano. A responsável pelas atividades também nos conta que todo os valores arrecadados com a realização dos eventos e vendas de artigos decorativos, são direcionados para manutenção e reparos da casa.



Embora a casa não esteja em tão bom estado de conservação, é nítida a beleza do lugar. Eu como sou apaixonada por arquiteturas, fiquei maravilhada com tudo. Dentro da casa, poderá apreciar retratos da escritora e seus amigos. Como observar o bom gosto dela, em cada artigo decorativo.



Quarto da Victoria Ocampo



Lojinha de artigos decorativos



Vista da entrada da casa




Parque da casa




Dias e horários de funcionamento


Aberta todos os dias, com diversas programações culturais ao público em geral. As visitas são acompanhadas de Guia, e os valores das entradas variam de acordo com os eventos realizados. Algo que senti falta, para aqueles que não são familiarizados com o idioma. Não há guia bilíngue para guiar as visitas. Porém se prestar atenção compreenderá quase tudo. Ou vá com algum amigo argentino, que possa te ajudar com a tradução. Atualmente, os horários de funcionamento vão das 17:00hrs da tarde até as 21:00hrs da noite.


Esse período do ano o centro cultural tem uma diversidades de atrações, desde músicas, teatro e danças africanas por lá. Vale muito a pena conhecer!


Onde comer?


Para aqueles que desejam fazer um lanche por lá, tem um café super charmoso com vista para o jardim. Os preços que variam. Desde de 70 peso a 300 pesos. De opções do café e até para tomar uma cerveja com os amigos. Ou se preferir, poderá experimentar as delícias das medialunas argentinas. Há também pratos kombos promocionais. Fica ao seu gosto!


Bem, essa foi minha sugestão de passeios por aqui. Se quer conhecer um pouco mais da cultura argentina como eu, esse é um dos lugares perfeitos aqui em Mar Del Plata. Espero muito que tenha gostado. Nos vemos em breve, um grande abraço!


Siga-me no instagram: @luannamelloescritora

Conheça outras atrações turísticas da Argentina aqui no meu blog: https://luannymello3.wixsite.com/luannamello/post/tuor-em-buenos-aires-gastando-pouco

Aproveite para conhecer o meu projeto de interveção poética e me conte sua história: https://luannymello3.wixsite.com/luannamello/intervencao-poetica

Dúvidas ou sugestões, entre em contato: luannymello@gmail.com



Dica importante!


Faça um curso online que te ensina a viajar fazendo o que ama com mais liberdade financeira.

Garanta o seu desconto de 20% clicando aqui





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page